Atendimento Social
O atendimento e acompanhamento social é uma resposta dirigida a indivíduos e famílias com objetivo de minimizar e/ou solucionar situações de vulnerabilidade, e é assegurada pelas equipas generalistas e pelas equipas de apoio a situações de 1ª vez.
Esta intervenção tem um carácter individualizado, mas considera a dimensão coletiva da pessoa, pelo facto do conhecimento e aprofundamento do diagnóstico da comunidade local ser uma mais-valia e condição relevante para uma intervenção mais consentânea, a qual permite uma maior adequabilidade à emergência de novos públicos.
O acesso poderá ser feito presencialmente ou por telefone com vista à marcação do atendimento. O atendimento social a situações urgentes é garantido diariamente por um técnico de permanência ou de referência nos locais de atendimento.
Prestamos cuidados a pessoas com diversos graus de dependência, assegurando a execução das atividades da vida diária de uma forma profissional, mas simultaneamente prestando todo o carinho e apoio psicológico de que estas pessoas tanto necessitam.
Higiene Pessoal – O período da higiene pessoal é dos momentos mais importantes do dia a dia de um idoso, todos os cuidados de higiene como: banho, tratamento de cabelo, unhas, barba, higiene oral, as nossas profissionais estão habilitadas para realizar estes serviços preservando ao máximo a dignidade e individualidade do cliente.
Alimentação – Distribuição de refeições diárias. As refeições são confecionadas na cozinha central da Santa Casa por uma equipa de profissionais, seguindo todas as normas do HACCP. As ementas são elaboradas por uma nutricionista de acordo com os gostos pessoais e segundo as orientações médicas dos clientes.
Higiene habitacional – O SAD realiza as tarefas de higienização da sua habitação, proporcionando um ambiente limpo e agradável.
Tratamento de Roupas – A Santa Casa da Misericórdia, possui uma lavandaria com capacidade para dar resposta a todas as solicitações dos clientes/utentes do serviço de SAD, de forma eficaz e atempadamente.
Aquisição de bens e pequenas compras – Realizamos aos nossos clientes/utentes aquisição de bens e pequenas compras de produtos.
Serviço de animação e socialização – Dinamizamos um conjunto de atividades, passeios e visitas de acordo com os seus interesses, proporcionando-lhes momentos de socialização e lazer.
Acompanhamento Psicológico – Proporcionamos acompanhamento psicológico individual e estimulação cognitiva. A estimulação cognitiva retarda a evolução de doenças como Alzheimer e ajuda a manter a pessoa autónoma para a realização das sus tarefas de vida diária.
Acompanhamento Nutricional – Proporcionamos uma avaliação nutricional aos utentes, de modo a permitir um plano alimentar individual. Uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades específicas de cada pessoa é a base para uma vida mais saudável.
Serviço de teleassistência – Os clientes/utentes isolados dispõem em casa de um telefone ligado diretamente a uma central para comunicar em caso de necessidade.
Plano individual de intervenção – Fazemos um levantamento das necessidades junto do cliente/utente/família para que seja possível realizar um plano de intervenção individual que potencie a qualidade de vida do cliente/utente.
Temos uma equipa multidisciplinar que acompanham todo o processo e que garantem o máximo de qualidade nos serviços prestados.
– Diretor técnico;
– Psicólogo;
– Nutricionista;
– Ajudantes familiares;
– Trabalhador de serviço geral.
O SAD funciona diariamente no seguinte horário:
Segunda a sexta-feira: 08h30 – 18h00
Sábado, Domingo e feriados: 08h30 – 17h30
Esta resposta destina-se a pessoas com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, cuja situação não lhes permita permanecer no seu meio habitual de vida.
A organização do processo de candidatura destina-se a estudar a situação sociofamiliar do/a candidato/a, bem como informar e esclarecer sobre o Regulamento interno, normas, princípios e valores da Misericórdia.
Aquando da existência de vagas é realizada pelo/a Diretor/a Técnico/a e Mesário/a do Pelouro, uma entrevista de averiguação das condições conforme previsto no regulamento interno;
Concluída a entrevista de averiguação e se os pareceres competentes forem favoráveis, será a petição do/a candidato/a a residente presente a despacho do/a Provedor/a, e/ou Mesário/a do Pelouro com delegação de competências.
I. A organização do processo de candidatura destina-se a estudar a situação sociofamiliar do\a candidato\a, bem como informar e esclarecer sobre o regulamento interno, normas, princípios e valores da Misericórdia.
II. O indivíduo/família deverá dirigir-se aos Serviços Administrativos Centrais a fim de ser elaborado um processo de inscrição individual. Deverá, nesse momento, entregar cópia dos seguintes documentos:
a) Bilhete de identidade/ cartão de cidadão;
b) Cartão de Contribuinte;
c) Cartão de beneficiário da Segurança Social;
d) Cartão de utente (SNS);
e) Relatório do médico de família, com o quadro clinico/ saúde do utente;
f) Ultima declaração de IRS e respetiva nota de liquidação;
g) Declaração anual de pensões, ou na ausência de rendimentos, uma declaração comprovativa da Segurança Social;
h) Comprovativo dos rendimentos prediais, caso existam, ou Declaração de Compromisso de Honra de não existência de rendimentos prediais;
i) Cadernetas prediais atualizadas, caso existam, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de bens imoveis;
j) Declaração dos rendimentos capitais, caso existam, ou a Declaração de Compromisso de Honra de não existência de rendimentos de capitais;
k) Comprovativos de despesas mensais fixas (ex: despesas com medicamentos de uso permanente – documentos comprovativos dos últimos 3 meses, etc);
l) Em caso de admissão urgente, pode ser dispensada a apresentação de candidatura e respetivos documentos probatórios, devendo todavia ser desde logo iniciado o processo de obtenção dos dados em falta.
– Do dia 1 ao dia 10 de cada mês
– Neste período o SAC funciona no horário de 09h – 17h30
NOTA: O atraso no pagamento está sujeito a coima ou suspensão de matrícula
TIPOS DE APOIO
Apoio direcionado para indivíduos e famílias em situação de carência económica, constituído por: um contrato de inserção para apoio na integração social e profissional; uma prestação em dinheiro para satisfação das necessidades básicas.
Este cartão pode disponibilizar o acesso a um conjunto diferenciado de cuidados de saúde (consultas, vacinação, cuidados de enfermagem, etc), bem como a benefícios complementares (medicamentos, próteses e/ou ortóteses, material descartável para incontinentes e produtos dietéticos), de acordo com o regulamento específico em vigor.
A Empresa disponibiliza o acesso temporário a refeições confecionadas no sentido de contribuir para a resolução de situações de carência alimentar de pessoas e famílias residentes na cidade
Este apoio pode ser solicitado por: familiares do falecido; diretor do estabelecimento onde o óbito tiver ocorrido; autoridades administrativas ou policiais; Instituto de Medicina Legal; centros hospitalares ou embaixadas.
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